O Okonomiyaki é um prato muito popular no Japão e é preparado de diferentes maneiras de acordo com a região.
São inúmeros os ingredientes que podem ser adicionados no Okonomiyaki, e seu formato final se assemelha a uma pizza ou uma panqueca, porém em sua versão japonesa. O termo okonomi significa “o que você gosta ou deseja”; e yaki, “grelhado” ou “frito”, o que ressalta uma das principais características do Okonomiyaki: podemos prepará-lo com vários ingredientes que gostamos.
Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de trigo
– ¼ colher (sopa) de sal
– ¼ colher (sopa) de açúcar
– ¼ colher (sopa) de fermento em pó
– 3 inhames (médio) ralado
– ¾ xícara de água (180 ml)
– 2 colheres de sopa de hondashi (tempero à base de peixe)
– 4 ovos
– ¼ xícara gengibre em conserva
– 1 repolho inteiro picado
Preparo:
Misture a farinha, sal, açúcar, fermento. Rale o inhame e junte na massa. Dissolva o hondashi na água, misture na massa, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por uma hora.
Enquanto isso, pegue um repolho pequeno e pique inteiro.
Depois de uma hora pegue a massa já descansada e coloque 4 ovos, gengibre em conserva e o repolho. Coloque o repolho por partes, um terço de repolho picado por vez, facilita para misturar.
Aqueça uma frigideira, unte com um pouco de óleo vegetal e coloque massa suficiente para uma pessoa. Modele com uma espátula para ficar redondo, cubra com fatias de bacon, tampe e cozinhe por 5 minutos. Vire e cozinhe do outro lado 5 minutos. Vire novamente e deixe cozinhando mais 3 minutos.
Finalize pincelando Molho Tonkatsu Maruiti, salsinha desidratada salpicada e maionese. Rende 4 ou 5 porções.
No Japão é comum usarem na finalização flocos de peixe bonito ou algas verdes picadinhas, aqui nós substituímos por salsinha desidratada.